quarta-feira, 10 de novembro de 2010

APADIF vai assumir comemorações regionais do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência em 2011


A Associação de Pais e Amigos dos Deficientes da Ilha do Faial (APADIF) vai assumir no próximo ano, a nível regional, as comemorações do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, que se celebra a 3 de Dezembro.

O repto, já aceite, foi feito pela Directora Regional da Igualdade de Oportunidades, Natércia Gaspar, que presidiu esta quarta-feira na Horta ao encerramento de um colóquio organizado por aquela associação na passagem do seu 17.º aniversário.

Na ocasião, Natércia Gaspar justificou o convite “pela capacidade de mobilização da APADIF no que diz respeito a toda a comunidade e ao voluntariado de pessoas e de entidades”, o que disse ser excelente e uma boa prática para toda a Região.

Segundo adiantou, a partir de agora a Direcção Regional da Igualdade de Oportunidades e a APADIF vão trabalhar em conjunto para que, no próximo ano, possamos celebrar, em parceria, o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência a nível regional.

Ao discursar no encerramento do colóquio, que decorreu durante o dia de hoje no auditório da Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça, Natércia Gaspar afirmou que o Governo, em parceria com a APADIF e com outras organizações da mesma natureza, tem concretizado nos últimos anos “um aumento exponencial do número de equipamentos e respostas sociais em parceria com as IPSS’s e Misericórdias” e ainda a “criação de respostas específicas e especializadas, tendo em conta as diferentes deficiências”.

Conforme anunciou, o Governo está actualmente a trabalhar na concepção do ‘Programa Casa para Todos’, uma iniciativa que visa o “apoio técnico e financeiro para a eliminação de barreiras arquitectónicas em habitações próprias, garantindo a todos os elementos do agregado familiar que nelas habitam a acessibilidade ao meio exterior e aos espaços comuns”.

Apesar de todo trabalho já desenvolvido, a Directora Regional sublinhou ser necessário “continuar a trabalhar no sentido de permitir a participação em pleno desta população, uma vez que existem ainda muitas situações de pessoas com deficiência sem possibilidade de aceder a serviços de reabilitação, de integrar o sistema de ensino ou o mercado de trabalho ou mesmo de participar em actividades sociais.”

Natércia Gaspar revelou também que o Governo dos Açores está presentemente a preparar uma proposta de Decreto Legislativo Regional “que desenvolva na Região as bases gerais do regime jurídico da prevenção, habilitação, reabilitação e participação da pessoa com deficiência ou incapacidade”.

Com sede na Horta, a APADIF foi fundada a 10 de Novembro de 1993, possuindo desde 30 de Outubro de 2002 o estatuto de Instituição Particular de Solidariedade Social.

GaCS/FG


http://www.azores.gov.pt/Portal/pt/novidades/APADIF+vai+assumir+comemora%C3%A7%C3%B5es+regionais+do+Dia+Internacional+da+Pessoa+com+Defici%C3%AAncia+em+2011.htm?lang=pt&area=ct

Sem comentários: